segunda-feira, 13 de abril de 2015

23 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A BÍBLIA

01) Qual o significado da palavra "Bíblia"?
A palavra "Bíblia" é de origem grega e quer dizer "LIVROS". São, ao todo, 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

02) Quem é o autor da Bíblia?
O autor da Bíblia é Deus.Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.

03) Os autores humanos da BÍBLIA apenas"copiaram" o que Deus "ditou" a eles?
Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras - e dos próprios conhecimentos - para redigir os textos inspirados.

04) Como a Bíblia foi escrita?
A BÍBLIA foi composta"A DUAS MÃOS": por Deus, que a inspirou, e pelos homens e mulheres que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em "mutirão".

05) Quando a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta.

06) Onde foi escrito o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).

07) Onde foi escrito o Novo Testamento?
Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

08) Em que línguas foram escritas a Bíblia?
A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.

09) Quantas traduções existem da Bíblia?
A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).

10) No que foi escrita a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de algo semelhante ao papel feitas a partir da aste do papiro, originário do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).

11) Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?
A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estévão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.

12) Quais são as duas grandes partes da Bíblia?
A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.

13) Como está dividido o Antigo Testamento?
O Antigo Testamento está assim subdividido: PENTATEUCO (os cinco primeiros livros), do Gênesis ao Deuteronômio; livros HISTÓRICOS (16 livros, de Josué a Macabeus); livros POÉTICOS ou SAPIENCIAIS (7 livros, de Jó a Eclesiático) e, livros PROFÉTICOS (18 livros, de Isaías a Malaquias).

14) Como está dividido o Novo Testamento?
O Novo Testamento apresenta a seguinte subdivisão: livros HISTÓRICOS (os 4 Evangelhos mais o livro dos Atos dos apóstolos);CARTAS DOS APÓSTOLOS (21 cartas, de Romanos a Judas) e, livro PROFÉTICO(apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).

15) O que são os livros APÓCRIFOS?
Os apócrifos são livros escritos nos tempos em que foram escritos os demais livros da Bíblia, mas que não foram escritos sob inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao livro da Bíblia.

16) Quantos livros tem a Bíblia Protestante?
A Bíblia Protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e parte dos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da Bíblia Protestante.
Razões teológicas e históricas levaram os judeus - e depois os protestantes - a considerar esses livros como livros apócrifos.

17) É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.

18) Quem é o centro da Bíblia?
O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza.

19) Quem pode interpretar a Bíblia?
Só a Igreja, instituída por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é quem ajuda a Igreja nessa interpretação. O católico que participa das celebrações de sua comunidade vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamento da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.

20) Como estudar a Bíblia em grupo?
O Grupo de Reflexão (Círculo Bíblico) é um lugar e um modo seguro e privilegiado de estudar e interpretar a Bíblia em comunidade. É no Grupo de Reflexão e Vivência que os católicos "misturam"a vida com a fé e aprendem a ser solidários uns com os outros.

21) É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?
Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, desde que quem os memorize também os pratique. Quem conhece passagens da Bíblia "de cor" mas não se esforça por vivê-las é um falso cristão.

22) Com que atitude deve-se ler a Bíblia?
A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria.

23) Como procurar e encontrar uma citação bíblica?
As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do LIvro (abreviado), Capítulo e Versículo.
Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.

Sobre Prof. Felipe Aquino

O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.

Por que usamos músicas nas celebrações?



Quando nos dirigimos a Deus, fica sempre algo que não se disse ou que não se consegue dizer. Neste momento a música pode substituir aquilo que não foi dito. A música deve tornar a celebração mais bela e profunda, e deve também levar os corações dos presentes a Deus.

E essa é a função do ministério de música, levar os corações a Deus nas celebrações. E como fazemos isso? Estando em sintonia com Deus, tendo intimidade com a Palavra, com a oração e adoração. Só assim podemos ter criatividade, e levar as pessoas ao encontro pessoal, e a presenciar os dons do Espírito Santo na própria celebração.


Terra inteira, aclama ao Senhor, e dá gritos de alegria! Tocai para o Senhor com a harpa e o sons dos instrumentos. Com trombetas e o som da corneta, aclamai o Senhor que é rei.”. (Sl 98, 4-6)

Agora você está se perguntando: “Mas o padre da paróquia em que eu participo não dá abertura aos dons do Espírito Santo nas celebrações. O que fazer?”.

Simples, quem tem que rezar, adorar e estar em sintonia é o ministério, de resto Deus cuida. Ele sabe como atingir os corações das pessoas.

Que nossa música seja sinal de transformação e cura. Que ela tenha o poder de levantar e levar almas para o Senhor. Que o Espírito Santo cubra nossos dons, e nos dê forças para continuar o caminho da salvação, nossa, e daqueles que Ele nos confiou. Que Maria Santíssima nos proteja e interceda por nós. Por Jesus Cristo nosso Senhor, Amém.

“Quem canta reza duas vezes.” Que possamos deixar que as palavras de Santo Agostinho adentrem em nosso coração, entendendo e aceitando essa verdade.


fonte:http://www.sonscatolicos.com.br/quem-canta-reza-duas-vezes/

SE VOCÊ CHEGAR ATRASADO NA MISSA É PERMITIDO COMUNGAR?

Ótima explicação, porém, discordo em partes. Mesmo não havendo algum documento que nos diga que não podemos comungar, é muito da consciência de cada um. Mas afinal, como vamos receber Jesus Cristo se não participarmos do perdão no início da missa? Como o receberemos com o coração impuro?

Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

Download CD Anjos de Resgate - Mais que amigos


Por que Nossa Senhora Aparecida é Padroeira do Brasil?

Porque o Papa Pio XI, em 16 de Julho de 1930, assinou o Decreto constituindo Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira do Brasil. Ele legitimou um fato já consagrado pelo povo.
Logo após a realização do Congresso Mariano de 1929, por empenho do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário na época, padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos presentes no Congresso pediram e obtiveram do Papa Pio X, a graça de Nossa Senhora Aparecida ser declarada Padroeira do Brasil.
O decreto foi assinado pelo papa no dia 16 de julho daquele ano e a proclamação oficial se deu no Rio de Janeiro, então Capital Federal, no dia 31 de maio de 1931, perante uma multidão de fiéis, do Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, do Corpo Diplomático, de 25 bispos, do Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masela, de autoridades civis e militares.


l
 Proclamação oficial no Rio de Janeiro.

Notícias de jornais da época relatam que a imensa multidão repetiu com entusiasmo as palavras da consagração da nação e Dom Leme conseguiu de Dom Duarte e do Cabido Metropolitano da Sé de São Paulo a licença, que a principio lhe foi negada, para levar à capital da República a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O Missionário Redentorista, padre Júlio Brustoloni descreve em seu livro ‘História de Nossa Senhora Aparecida: A Imagem, o Santuário e as Romarias’ que naquele ano, a Imagem foi conduzida, saindo de Aparecida no dia 30 de maio para o Rio de Janeiro.

“A Imagem deixou seu nicho e foi conduzida pelo povo de Aparecida até a Estação local. Preces, lágrimas e emoção acompanhavam essa peregrinação histórica”, descreve padre Júlio no livro.
A publicação ainda relata que cerca de um milhão de pessoas foram prestar suas homenagens à Padroeira naquele dia 31. De manhã, o ponto alto foi a Missa Campal celebrada diante da Igreja de São Francisco de Paula, onde a multidão cantou e rezou participando da eucaristia.
Mais tarde, uma procissão conduziu a Imagem para a Praça da Esplanada do Castelo. Junto do altar da Padroeira, encontrava-se o então presidente da república, Getúlio Vargas, Ministros de Estado, autoridades civis, militares e eclesiásticas. O Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masella também esperava pela Virgem de Aparecida junto ao povo.do povo a Nossa Senhora, proferidas por Dom Leme.

Era o Brasil que se consagrava à sua Senhora e Mãe:“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso! Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente. Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria! Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, O Brasil, em vós confia! Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama, Salve Rainha!”


Após os atos de consagração e prece, Dom Duarte levou a Imagem para o carro-capela, estacionado na Estação Dom Pedro II com destino à Aparecida.
Na época, o Superior Vice-Provincial, padre José Francisco Wand escreveu no livro de ponto da paróquia que é absolutamente certo que o dia 31 de maio de 1931 seria sempre um dos mais memoráveis na história eclesiástica da Terra de Santa Cruz.

“Este dia significa para Aparecida o desenvolvimento grandioso das romarias”, afirmava a mensagem.

Ainda nos dias de hoje, o Santuário Nacional de Aparecida, local onde se encontra a Imagem da Padroeira do Brasil, aos cuidados dos Missionários Redentoristas acolhe centenas de romarias vindas de todas as partes do país.


Foto: CDM- Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional


Com informações: Catecismo Mariano


fonte:http://www.a12.com/formacao/detalhes/por-que-nossa-senhora-aparecida-e-padroeira-do-brasil

Download CD Anjos de Resgate - Um Só Coração

Download CD Padre Reginaldo Manzotti - Paz e luz


Download CD Padre Zezinho - Grandes Sucessos


Download CD Ton Carfi - Jesus me conquistou (2014)


Download CD J.Neto - Eu te amo (1999)



Download CD David Quinlan - Além do véu (2007)


Download CD Bruna Karla - Advogado Fiel (2009)


Nossa Senhora das Graças - Oração

"Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro". (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo- nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.

Rezar 3 Ave Marias.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar sozinho a chorar, não; eu quero acompanhar-vos também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje; alcançai-me uma contínua lembrança e uma devoção terna à paixão de Jesus e à vossa, a fim de que todos os dias que me restam de vida, me sirvam somente para chorar as vossas dores, e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero depois recrear-me em vós e cantar as misericórdias infinitas de Jesus, por toda a eternidade.
Amém.

Download CD Thales Roberto - Na sala do Pai


13 de Abril - Santo Ermenegildo, pai de família e cristão católico

Santo ErmenegildoO santo de hoje era filho de um rei cristão ariano, ou seja, que acreditava em Jesus Cristo como verdadeiro homem, mas não como verdadeiro Deus. Por graça de Deus, através de sua esposa, Ermenegildo pôde tornar-se um autêntico cristão. Seu pai não o acolheu, porque este não aceitava o Arianismo. Então o ameaçou e combateu em guerra. Desprezando o perdão de seu filho, o rei mandou prendê-lo e o entregou aos algozes. Santo Ermenegildo, pai de família, cristão católico, teve sua cabeça cortada segundo a ordem de seu próprio pai.

Santo Ermenegildo, rogai por nós!

12 de Abril - São Vitor, viveu toda sua juventude para Deus

São Vitor

Nasceu na aldeia de Passos, perto de Braga (Portugal), onde viveu toda sua juventude para Deus. Era catecúmeno, e se preparava para receber a graça do Batismo.

Jovem muito dado, encontrou um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo. Eles o chamavam a adorar este ídolo, e ele se recusou. Então, Vitor foi levado diante do governador e questionado.

Por não renunciar a sua fé, foi preso numa árvore e flagelado. E em seguida, decapitado. São Vitor foi fiel a Cristo em todos os momentos, entregando-se a Jesus desde a juventude.

São Vitor, rogai por nós!

11 de Abril - Santo Estanislau, amou e evangelizou os pobres

Santo Estanislau

Celebramos a vida de Santo Estanislau, que nasceu no ano 1030, pouco tempo depois do Cristianismo ter entrado na Polônia. Santo Estanislau foi sacerdote na Igreja de Cracóvia.

O lugar geográfico da Polônia era causa de muitos transtornos internos e externos, porém, nada se comparava ao rei da Polônia – Boleslau II – que era guerreiro, cruel, devasso e opressor. Por escolha do Espírito Santo, Estanislau tornou-se bispo daquela região; e, como tal, teve que se tornar um “João Batista”, já que o rei dava um grande vexame no campo moral.

Estanislau é amado por toda Polônia como um santo que profundamente amou os pobres, evangelizou e morreu mártir. Em 1079, o rei Boleslau num ato de loucura atingiu com um punhal Estanislau, durante a Santa Missa, lugar onde o santo uniu seu sacrifício ao Sacrifício de Cristo.

Santo Estanislau, rogai por nós!

10 de Abril - Santa Madalena de Canossa, fundadora das 'Filhas da Caridade'

A santa de hoje é fundadora das ‘Filhas da Caridade’, congregação que iniciou em Veneza, Itália. Nasceu em Verona, no ano de 1774 e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos. Perdeu cedo seus pais.

Teve seu chamado à vocação religiosa, numa consagração total, mas não foi aceita na primeira tentativa, porém, não parou no primeiro obstáculo. Uma mulher mística. Pela sua vida de oração e seu amor a Jesus Crucificado, galgou degraus para uma mística profunda, sendo muito sensível à dor dos irmãos.

Viveu num tempo difícil, de guerras, precisando refugiar-se em Veneza. Ali, ela discerniu o carisma como fundadora, e na prática – por causa dos órfãos, enfermos e vítimas da guerra – sua caridade era ardente e reconhecida por muitos. Napoleão Bonaparte conhecia seu testemunho e a chamava de ‘anjo da caridade’. Entrou na glória de Deus, porque deixou a glória de Deus a transformar aqui.

Santa Madalena de Canossa, rogai por nós!

LITURGIA DIÁRIA/ Segunda-feira 13/04

Primeira Leitura (At 4,23-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.
23Naqueles dias, logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.

29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra.30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.




Responsório (Sl 2)



— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.

— Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor.




— Por que os povos agitados se revoltam? Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o seu domínio!”

— Ri-se deles o que mora lá nos céus; zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e em Sião, meu monte Santo, o consagrei!”

— O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és o meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”




Evangelho (Jo 3,1-8)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”.4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.




— Palavra da Salvação.



— Glória a vós, Senhor.

LITURGIA DIÁRIA/ Domingo 12/04

Primeira Leitura (At 4,32-35)


Leitura dos Atos dos Apóstolos:

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.

33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos.

34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.





Responsório (Sl 117)



— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Aleluia, aleluia, aleluia.




— A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Aarão agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ Os que temem o Senhor agora o digam:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

— A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou,/ a mão direita do Senhor fez maravilhas!

— Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!/ O Senhor severamente me provou,/ mas não me abandonou às mãos da morte.

— A pedra que os pedreiros rejeitaram / tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!/ Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!




Segunda Leitura (1Jo 5,1-6)



Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 1Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu.

2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

5Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade.




- Palavra do Senhor.



- Graças a Deus.




Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.



19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

LITURGIA DIÁRIA/ Sábado 11/04

Primeira Leitura (At 4,13-21)


Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus.14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário.

15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.

21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.




Responsório (Sl 117,1-21)



— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.



— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.

— A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça: quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!




Evangelho (Mc 16,9-15)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”




— Palavra da Salvação.



— Glória a vós, Senhor.

Download CD Anderson Freire - Raridade



Download CD Anderson Barony - Novo Homem (2014)


Download CD Aline Barros - Graça (2013)


sexta-feira, 10 de abril de 2015

LITURGIA DIÁRIA/ Sexta-Feira 10/04

Primeira Leitura (At 4,1-12)


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.

3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo.4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil.

5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?”

8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.

12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.




Responsório (Sl 117,1-27a)




— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

— A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.



— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”

— “A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!




Evangelho (Jo 21,1-14)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.



Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim:2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.

13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Download CD Padre Fábio de Melo



Download CD Padre Alessandro Campos



Nunca desista!

Estava há um bom tempo sem me confessar, carregando um fardo pesado dos pecados que cometi, e então resolvi procurar um padre que pudesse me atender em algum horário flexível, tendo em vista que trabalho o dia todo e por isso, não conseguia ir nos horários estabelecidos. Na época, minha namorada, agora noiva, disse-me que me dava total apoio para fazer isso, a todo tempo me incentivava e não me deixava ficar desanimado caso as coisas não saíssem conforme os meus planos. E assim foi, na primeira tentativa, lembro-me como se fosse ontem: procurei um Padre conhecido pelo 'Facebook' e então enviei uma mensagem perguntando se ele poderia me atender fora do horário estabelecido para confissões. A resposta, não foi exatamente o que eu esperava de um Padre, que ao contrário do que fez, deveria alegrar-se pelo simples fato de uma pessoa procurar a confissão para ficar mais próximo de Deus."Não vou citar a resposta que recebi, para não fazer nenhum tipo de exposição". Não contente com sua resposta, procurei outro, no Facebook mesmo, e obtive uma resposta ainda pior do que a primeira. A partir desse momento, comecei a perceber um desânimo querendo tomar conta de mim, mas logo entra em ação algo muito importante na vida do ser humano; alguém que realmente se preocupa com você, que não deixa você cair, que insiste, que persiste, que quer o seu bem, enfim, alguém que esteja do seu lado haja tempestade, haja sol. E no meu caso, essa pessoa era minha amada noiva: Jéssica Santos Castelli, que não deixou de forma alguma que eu desistisse logo na primeira barreira. 
Ao passar dos dias, pesquisei igrejas próximas e comecei minha incansável busca a procura de algum Sacerdote que pudesse me atender. Entrei em contato com uma, na qual me disseram que o Padre atendia após a missa. É impossível não lembrar o quanto fiquei empolgado -empolgação que duraria pouco tempo- e o quanto aliviado fiquei, com a sensação de que havia conseguido. Porém, na igreja, recebo a notícia ao fim da missa que o Padre não poderia atender naquela noite e assim, mais uma vez, me apareceu o espírito do desânimo fazendo com que eu imaginasse que Deus não quisesse que eu me confessasse e pior ainda, fazendo-me acreditar que continuar no pecado seria mais fácil. Comentei com minha noiva e ela novamente me deu aquela dose de ânimo. No dia seguinte, tentei mais uma vez, esperançoso, na mesma Paróquia -mal sabia eu que seria apenas mais uma tentativa em vão- e assim foi. Ao término da missa novamente, o Padre comunicou que não atenderia nenhuma confissão.
Confesso que naquele senti algo terrível dentro de mim, insinuando que eu deveria continuar no pecado, que seria mais prazeroso do que ficar por aí procurando se confessar. Resisti à isso. Porém, resolvi 'desistir' por um momento de tentar novamente.
Os dias foram se passando, e eu carregava aquelas coisas, aqueles fatos, dentro de mim. Foi quando um belo dia, na Paróquia que eu e minha noiva frequentávamos, após a missa, conversei com o Sacerdote e ele disse que me atenderia sem problemas. Realizei a confissão e pude me sentir na presença de Deus novamente. Não comentei nada disso com o Padre naquela ocasião, mas me sentia extremamente leve e pude perceber a felicidade nos olhos da minha noiva que estava feliz simplesmente por eu estar feliz.
Talvez, se eu não tivesse alguém tão especial na minha vida (minha noiva), teria desistido logo na primeira barreira. Por isso, digo a vocês que estão lendo, NÃO DESISTAM, após a dor vem a alegria, pois Deus é amor e não te deixará sofrer.
Agradeço muito a Deus pelo maior presente que ele mesmo me enviou e que me pediu para zelar com o maior carinho, pelos dias de minha vida terna.  J&J

Jhonata

Católico pode ouvir música ‘evangélica’ ?

Jesus nos ensina a vigiar e orar para não cair em tentação(Mt 26,41). Uma coisa pode não ser má em si, mas talvez seja um caminho para o mal: Por isso é preciso evitá-la.
Como nos ensina São Paulo: Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém(1Cor 6,12).

Para nós cristãos, seguidores da Única Igreja fundada por Jesus, não existem ‘evangélicos’. Eles são protestantes, porque nasceram do PROTESTO de Lutero contra a Igreja de Cristo no século XVI e se auto proclamam evangélicos, para enganar os católicos.
Evangélicos somos nós católicos que seguimos TODO O EVANGELHO. Eles escolhem apenas alguns versículos que lhes agradam e rejeitam outros. Por isso são hereges. (herege = o que escolhe).

Além do mais, hoje em dia temos um acervo de música católica muito variado, para todos os gostos: Não precisamos de música de origem duvidosa.
E existe também o perigo – este é o motivo principal para rejeitarmos a ‘musica evangélica’ – de afeiçoar-nos a determinado cantor ou banda e então passamos a assistir aos seus shows e quanto menos esperarmos… já engolimos toda sua doutrina herética, ensinada por Lutero e não por Jesus.

fonte:http://www.amormariano.com.br/apologetica/catolico-pode-ouvir-musica-evangelica/


Sou totalmente contra à esse artigo. Todo louvor destinado à Deus, na minha opinião, é válido. O que não pode acontecer de forma alguma, é escutar e adorar músicas que contêm críticas explícitas ao catolicismo e às nossas crenças. Existem sim, muitas letras que fazem apologia 'contra os católicos', mas grande parte das que eu costumo escutar, não fazem nenhum tipo de insulto. Talvez você não concorde com minha forma de pensar, talvez seja a favor desse artigo. Porém, ao ler pela primeira vez percebi uma gota de preconceito. Para o catolicismo, os protestantes são apenas protestantes (onde não há uma religião), mas na minha concepção, todo louvor destinado à Deus (que não critiquem nossa religião) é aceitável. Vejamos o exemplo na seguinte música 'evangélicas' que costumo escutar:



É difícil ver um homem apaixonado
Da maneira que jesus se apaixonou
Se entregou de corpo e alma por inteiro
E se fez prisioneiro por amor
Ele soube perdoar o seu discípulo
Que no momento mais difícil o negou
Foi capaz de se entregar morrendo aos poucos
Tudo isso por amor...

Foi por amor
Foi por amor
Foi por amor
Só por amor...

E na hora de morrer disse: "meu pai,
Perdoa todo aquele que não sabe o que faz!"
O amor se derramando de paixão
Consumando os meus pecados
E também a maldição
E morrendo entre os dois malfeitores
O ladrão humilde ele perdoou
Permitindo sua entrada lá no céu
O passaporte foi o amor rasgando o véu

(Foi por amor - Marcos Antonio)


Como podem ver, a letra é linda e não faz nenhuma crítica ao que cremos. Onde está o mal em ouvir uma música assim? - Sinceramente, não vejo. Muito pelo contrário, me causa uma certa paz, uma tranquilidade, que só quem escuta consegue sentir.



Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!


Cristão pode fazer tatuagem? As tatuagens e a Bíblia Sagrada

Reproduzimos abaixo nossa resposta, enviada à leitora, por considerarmos que possa representar também as dúvidas de outros leitores. Que seja útil.


A Bíblia Sagrada não menciona, direta ou literalmente, a questão das tatuagens, mas algumas passagens estão relacionadas ao tema. Vejamos o que a Escritura tem a dizer:


"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o SENHOR." (Lv 19,28)

Pelo contexto do texto do Levítico (e também de Deuteronômio 14,1-2) vemos que as marcas no corpo tinham relação com os rituais pagãos que envolviam a necromancia (consulta aos mortos; o mesmo que hoje é chamado de 'mediunidade'). As marcas no corpo faziam parte da vinculação da pessoa à crença nos deuses e na prática dos seus rituais pagãos, e os simbolizavam.

Já o dragão, um dos temas preferidos para as "tattoos"atuais, no contexto bíblico, representa o demônio. Porém, mais importante do que saber aquilo que a Bíblia diz literalmente, é entender que não é recomendável que um cristão marque seu corpo para o resto da vida com tatuagens, pois o seu corpo é Templo do Espírito Santo, como diz São Paulo Apóstolo em sua primeira carta aos coríntios:


"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom Preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Cor 6,19,20)


Como cristãos, devemos buscar e nos identificar com Jesus e seguir o seu exemplo, e não com os modismos do mundo:"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1Cor 10,23).


"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos adapteis a este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."(Rm 12,1,2)


fonte:http://www.ofielcatolico.com.br/2001/01/cristao-pode-fazer-tatuagem-as.html


Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

15 curiosidades sobre os Papas

1 - As palavras “Papa” e “Pontífice” não aparecem em nenhum lugar da bíblia. Na verdade, Papa vem do grego Papas, que significa padre, e Pontífice vem do latim Pontifex, que significa construtor de pontes;

2 - O nome papal mais popular entre os pontífices é João, com 22 Papas tendo escolhido esse nome, seguido por Gregório, que foi usado 16 vezes;

3 - O Papa que chefiou a Igreja Católica por mais tempo foi Pio IX — 1846 a 1878 —, permanecendo no posto durante exatamente 31 anos, 7 meses e 17 dias. Isso se não considerarmos São Pedro, o primeiro de todos os Papas, pois, apesar de não ter sido eleito pontífice em vida, comandou o catolicismo durante 37 anos;

4 - Já o pontífice que permaneceu por menos tempo no posto foi Urbano VII, por apenas 13 dias;


Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

5 - O século com o maior número de Papas foi o X, com um total de 22 eleitos;

6 - Papa Urbano VIII — 1623 a 1644 — foi um grande amigo de Galileu Galilei, mas “ficou de mal” do gênio italiano depois da publicação deDiálogo sobre os dois principais sistemas do mundo — na qual Galileu defende o sistema heliocêntrico —, inclusive participando julgamento contra o ex-amigo;

7 - O Papa Sisto I — 115 a 125 — foi o primeiro pontífice a ser filho de um padre, quando ainda não existia a obrigatoriedade de que os sacerdotes fossem celibatários;

8 - Papa Inocêncio I — 401 a 417 — foi o primeiro a ser filho de outro Papa, Anastácio I, de quem herdou o posto;


Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

9 - O mais longo conclave da história foi o que elegeu o Papa Gregório X, começando em 1268 e demorando nada menos do que 3 anos para ser finalizado. O mais curto foi o que escolheu Júlio II em 1503, com duração de apenas algumas horas;

10 - Apenas três de todos os pontífices eleitos da história tinham menos de 25 anos de idade, e apenas três tinham mais de 80;

11 - O último Papa que era casado foi Adriano II — 867 a 872 —, e sua esposa e filha viviam na Santa Sé com ele;

12 - João VIII —872 a 882 — foi o primeiro pontífice a ser assassinado, tendo sido primeiro envenenado e depois espancado até a morte;


Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

13 - Inocêncio III — 1198 a 1216 — não só clamou a autoridade sobre a Igreja Universal Cristã, como também de todo o mundo;

14 - Bento IX — 1032 a 1045 — foi o primeiro homem a se tornar Papa em três ocasiões diferentes, além de ter sido o único a vender o posto e o primeiro a renunciar ao cargo;

15 - O primeiro líder da Igreja Católica foi São Pedro, apesar de o seu verdadeiro nome ser Simão. Ele foi um dos 12 apóstolos de Jesus e, antes de ir para Roma, onde viveu durante 25 anos, São Pedro pregou a palavra de Cristo por toda a Ásia Menor. Embora seja considerado como o primeiro Papa da história, São Pedro foi crucificado — de cabeça para baixo — a mandado do imperador romano Nero, nunca tendo assumido o cargo oficialmente.

fonte:http://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/35869-15-curiosidades-sobre-os-papas.htm

Por que padre não pode casar?

No começo os padres não se casavam por escolha própria, pois preferiam aplicar todo seu tempo e energia em atividades religiosas como pregação e oração, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

No entanto, em 1139, ao término do Concílio de Latrão, o matrimônio foi oficialmente proibido aos membros da Igreja. A decisão apoiou-se em passagens bíblicas que evocavam o celibato como em "É bom para o homem abster-se da mulher"(trecho primeira carta aos Coríntios).

Outros interesses, porém, motivaram essa decisão. Na Idade Média (do século 5 ao 15), a Igreja Católica, no auge do seu poder, acumulou muitas riquezas, sobretudo em terras. Temendo perder bens para os herdeiros dos membros do clero, o conselho optou por impedir que esses herdeiros existissem, instituindo o celibato entre os padres.

Essa medida causou a primeira crise dentro da Igreja Católica, que terminou com a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Por isso, apesar da matriz católica, a prática protestante permite o casamento entre pastores.

Depois da Reforma Protestante, a Igreja Católica reafirmou a necessidade do celibato, definindo no Concílio de Trento, em 1563, que quem o rompesse seria expulso do clero. A determinação se manteve até 1965, quando o papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e continuassem frequentando a Igreja, desde que abdicassem da função de padre.


fonte:http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/por-que-padre-nao-pode-casar.html


Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

POR QUE IR À MISSA TODOS OS DOMINGOS?

Nós cristãos guardamos o domingo para Deus, dedicando-nos à Missa, às orações, à reflexão e ao descanso, assim como o Senhor, que fez o céu e a terra e descansou no 7o dia.

O domingo é um tempo de reflexão, de silêncio, de cultura e de meditação, que favorecem o crescimento da vida interior cristã.

A Missa do domingo, Dia do Senhor, está no coração da Igreja, além de outras datas muito importantes como a Semana Santa, o Natal…

Esta obediência nos faz pertencer a Deus e a Cristo Jesus, bem como à sua Igreja.

O domingo, então, é o dia de nos dedicarmos a Deus participando da Santa Eucaristia. Combinado?


fonte:http://a12.com/devotosmirins/por-que-ir-a-missa-todos-os-domingos/

Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

Perdoai 70x7

“21 Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?
22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.
23 Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos;
24 e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei.
27 O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves.
29 Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei.
30 Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor.
32 Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste;
33 não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia.
35 Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.”

Mateus 18.21-35

O dom do perdão é maravilhoso. Se podes perdoar, perdoa. Não guarde magoas e nem rancor. Acredite, isso pode te destruir aos poucos. Perdoe e ame o teu inimigo, é o que Jesus nos pede!

Amém!


"Perdoai e serão perdoados".


Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

Importância da confissão com Pe Fábio de Melo - VIDEO

Essa imagem diz muito sobre o poder da confissão!


Padre Fábio de Melo, sempre com belas palavras que nos ajudam muito!
Assistam!


Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

Por que católicos fazem o sinal da Cruz quando passam em frente a uma igreja católica?

A cruz é o símbolo maior da fé cristã, sinal da vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o pecado e a morte.
O hábito de fazer o sinal de cruz ("benzer-se") não é nenhuma superstição ou coisa que o valha. Ao se benzerem, os católicos querem demonstrar respeito pela presença real e sacramental de Nosso Senhor Jesus Cristo na hóstia consagrada, presente em todas as igrejas católicas para adoração dos fiéis, além de fazerem uma profissão pública da fé católica.


Também é comum fazer-se o sinal da cruz em outras ocasiões, como, por exemplo, para pedir a proteção de Deus ao sair de casa e antes de entrar no local de trabalho; antes de se começar uma tarefa importante; no momento das refeições; diante de uma imagem sacra; para agradecer por uma graça recebida; etc. É, nestes casos, reconhecimento e invocação da graça e da bênção de Deus para suas atividades.


fonte:http://www.linkscatolicos.com.br/2012/12/por-que-catolicos-fazem-o-sinal-da-cruz.html

Qual sua opinião sobre isso?
Comentem!

Nossa Senhora Aparecida - Oração

"Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro". (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


Nossa Senhora Aparecida, aqui tendes, diante de vossa imagem, o vosso Brasil, o Brasil que vem novamente consagrar-se à vossa maternal proteção.

Escolhendo-vos por especial padroeira e advogada de nossa Pátria, nós queremos que ela seja inteiramente vossa.

Que seja vossa a sua natureza exuberante, vossas as suas riquezas, vossos os campos e as montanhas, os vales e os rios, vossas as cidades e as indústrias, vossa a sociedade, os lares e seus habitantes com tudo o que possuem, vosso, enfim, todo o Brasil.

Sim, Senhora da Conceição Aparecida, o Brasil é vosso. Por vossa intercessão temos recebido todos os bens que Deus nos prodigalizou e muitos ainda esperamos receber.

Obrigado por tudo, Virgem Mãe Aparecida. Abençoai, Senhora, o Brasil que vos agradece, o Brasil que vos ama, o Brasil que é vosso.

Protegei a Santa Igreja, preservai a nossa fé, defendei o Santo Padre, assisti os nossos bispos, santificai o nosso clero, amparai o nosso povo, esclarecei o nosso governo, guiai a nossa mente no caminho do bem e da verdade.

Rainha do Brasil, mãe de todos os brasileiros, venha a nós o amoroso reino do Pai. Por vossa mediação, venha à nossa pátria o Reino de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.



fonte:http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/capela_virtual/oracao_conforto

Eu , Pecador

Eu, pecador me confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa.

E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.


fonte:http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/capela_virtual/oracao_conforto

09 de Abril - São Leopoldo Mandic, herói dos confessionários



O santo de hoje foi um herói dos confessionários. Nasceu na Dalmácia (ex-Iugoslávia) no ano de 1866, dentro de uma família croata, que o formou bem para a vida com Deus e para o amor aos irmãos.

Foi discernindo sua vocação, e aos 16 anos tomou uma decisão: queria servir a Deus promovendo a reconciliação, a reunificação dos cristãos ortodoxos na Igreja Católica. E o Espírito Santo o encaminhou para entrar na vida franciscana.

Leopoldo tinha a saúde muito fragilizada e, ao mesmo tempo, aquele desejo de ir para o Oriente e promover a comunhão dos cristãos.

Ingressou na Ordem Franciscana em 1884 e em 1890 já era sacerdote. Seu pedido era insistente a seus superiores, para que o enviasse para essa missão de unificação, mas dentro do discernimento e de sua debilidade física, ele tinha que obedecer e ir de convento em convento, até que em 1909 chegou em Pádua, na Itália, no Convento de Santa Cruz.

Esse frade descobriu em cada alma o seu ‘Oriente’. E por obediência e amor, atendia-os por horas, sempre em espírito de oração e de abertura aos carismas do Espírito Santo.

Com 76 anos partiu para o Céu, e hoje intercede por nós.

São Leopoldo Mandic, rogai por nós!

LITURGIA DIÁRIA/ Quinta-feira 09/04


Primeira Leitura (At 3,11-26)


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado “Pórtico de Salomão”.

12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo.

14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós.

17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer.19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado.

21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vós irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’.

24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias.25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’.

26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.






Responsório (Sl 8)



— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!



— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”

— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.





Evangelho (Lc 24,35-48)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.



Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.